Guia Z Bate e volta - 6 Templos Budistas próximos a SP

Os templos budistas espalhados por São Paulo são ótimas opções para aqueles que querem conhecer um lugar diferente e, de quebra, relaxar.

Nesses lugares, a paz e harmonia comandam em absoluto – ou seja, destino perfeito para quem quer fugir da rotina e dos problemas.

Além das incríveis arquiteturas e jardins, esses templos possuem uma vasta programação de atividades, como yoga, meditação e preceitos básicos do budismo.

Seja para saber mais sobre a religião ou simplesmente conhecer um lugar novo, esses roteiros vão te conquistar.

Confira:

TEMPLO ZU LAI

O Templo Zu Lai é um dos mais conhecidos dos moradores da região metropolitana de São Paulo, já que fica localizado em Cotia, a apenas 35 km da capital. Ele é considerado o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina. Seus jardins são cercados por estátuas e esculturas que deixam qualquer um encantado. Além disso, árvores e fontes complementam o clima zen do lugar. Para quem se interessar em saber mais sobre a religião, é possível participar de cursos como yoga, meditação e kung fu. O local conta também com um restaurante e cafeteria (veganos) e lojinha com artigos budistas.

Quando ir: terça a sexta, das 12h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h. Fechado de segunda (mesmo se for feriado).
Preço: entrada gratuita - o Templo não dispõe de máquina de cartões (crédito/débito) - pagamentos de qualquer tipo de consumo interno só pode ser feitos em dinheiro ou cheque.

TEMPLO KADAMPA

O Centro de Meditação Kadampa Brasil possui várias filiais espalhadas por São Paulo, mas sua sede fica na cidade de Cabreúva, a 80 km da capital. Por lá existem diversas atividades gratuitas e abertas ao público, especialmente se o objetivo for conhecer melhor as práticas budistas - palestras e cursos de um dia estão na lista. Para quem quiser dar uma pausa na rotina e conhecer jardins e espaços para meditação, o local é a pedida certa. Além disso, é possível encontrar uma cafeteria e loja para quem quiser adquirir lembranças.

Quando ir: sábados e feriados, das 13h às 16h. Domingos, das 13h às 17h.
Preço: entrada gratuita.

TEMPLO ODSAL LING

O Templo Odsal Ling fica localizado na cidade de Cotia, bem próximo ao Templo Zu Lai, e traz em sua arquitetura elementos que marcam os templos tibetanos tradicionais. Por lá, suas áreas verdes e jardins encantam os visitantes que buscam saber mais sobre a religião. O templo é destinado a interessados pelas práticas budistas, bem como meditação e retiros, mas é aberto à visitação para aqueles que desejam conhecer lugares novos e relaxantes. Quem se interessar e quiser almoçar por lá, é necessário agendar com antecedência via telefone (11) 4703-4099 ou hospedagem@odsalling.org.

Quando ir: sábados, domingos e feriados das 11h às 16h (exceto quando há retiro - ligue para confirmar).
Preço: entrada gratuita.

TEMPLO QUAN INN

O Templo Quann Inn fica na Zona Sul da capital paulista, a cerca de 10 km do Autódromo de Interlagos e é uma opção para quem quer conhecer mais sobre a religião sem ir muito longe. O local é voltado mais aos ensinamentos e preceitos do budismo chinês, mas não deixa de fora a parte turística, como estátuas espalhadas por seu jardim e sua belíssima arquitetura. Cores e ornamentos são vistos em todos os cantos - criando um cenário rico em cultura e imagens.

Quando ir: aos domingos, das 9h às 14h.
Preço: entrada gratuita.

TEMPLO KINKAKU-JI

Localizado em Itapecerica da Serra, a cerca de 60 km de São Paulo, o Templo Kinkaku-Ji é inspirado em um templo japonês de mesmo nome, construído no século XIV em Quioto. Assim como seu modelo, ele é entornado por um lago povoado por carpas coloridas e belíssimos jardins. Por lá, suas áreas verdes são as grandes atrações: trilhas, jardins adornados por estátuas e árvores. Ideal para passear, meditar e entrar em contato com a natureza.

Quando ir: terça à domingo das 09h às 16h. Para mais informações (11) 4666-4895.
Preço: R$ 5 por pessoa.

TEMPLO ENKOJI

O Templo Enkoji fica nas imediações do Kinkaku-ji, em Itapecerica da Serra, e tem o significado de Templo Luminoso. A dica é aproveitar a viagem e visitar os dois templos vizinhos em um dia só. Por lá, encontram-se áreas verdes com muitas árvores e algumas estátuas espalhadas pelo jardim. Sem nenhuma infraestrutura, o local é indicado para uma visita rápida e para relaxar. Seu interior conta com um altar forrado com almofadas e aos domingos são realizadas atividades de meditação.

Quando ir: todos os segundos domingos do mês, a partir das 10h. Deverá fazer agendamento: (11) 4666-4895 e (11) 4667-8121.
Preço: valor simbólico, não divulgado.

É importante lembrar que existem algumas regras de etiqueta para a entrada nos templos, como, utilizar roupas apropriadas, não levar bebidas/comidas, não fumar, não levar animais de estimação e preservar o silêncio acima de tudo.