Zazcar Zazcar Grátis na Play Store Abrir

Guia Z Destino do dia - Guararema

Guararema é uma cidade bem charmosa para passar o dia com muitas construções do século 18 muito bem preservadas e consideradas patrimônio histórico nacional.

Localizada a cerca de 80 quilômetros da capital paulista, a cidade tem fácil acesso através das rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Muita gente sai de São Paulo e vai até lá para passar o dia e curtir o clima típico de uma cidadezinha do interior com parque, praças, restaurantes caseiros, sorveterias, maria fumaça...

Passeio de trem: Maria Fumaça

Em Guararema dá pra fazer passeio de Maria Fumaça! A Estação Ferroviária é do século 19 e foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970. Recentemente a estação foi transformada em Centro Cultural e um trecho da linha foi reativado e serve de meio de transporte industrial para empresas da região. A Estação Ferroviária de Guararema também integra o Pátio dos Ferroviários e é lá onde fica estacionada a Maria Fumaça.

Os passeios ocorrem aos finais de semana, feriados (inclusive nas emendas), percorrendo o trecho entre a Estação de Guararema e o bairro Luís Carlos.

Os bilhetes custam em média R$ 55 e os dias e horários de partida podem ser encontrados em http://www.tremdeguararema.com.br.

Outras atrações

No Recanto do Américo chama a atenção o miniparque ecológico, com pontes e decks de madeira ligando uma das margens do Paraíba a duas ilhotas cobertas de Mata Atlântica. No Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Melo fica o Centro Artesanal Dona Nenê. Um pouquinho mais à frente está a estação ferroviária. O Centro Artesanal é o lugar onde você vai fazer compras. Mas não é só lá. A cidade tem diversas lojas perto da Igreja Matriz.

O Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Melo é interligado à Praça Nove de Julho pela Travessia Dona Victória e Pátio Zé da Bala. A área tem um espaço amplo, com bancos e um charmoso gramado onde é comum alguns moradores fazerem piquenique.

E se você é daqueles que recorre a São Longuinho pra encontrar coisas perdidas, pode ir até a Igreja Nossa Senhora da Escada, que fica a 3,5 quilômetros do Centro, próximo a um dos portais de Guararema. A Igreja tem arquitetura tipicamente barroca, com paredes em taipa de pilão. A Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Essa é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, conhecido popularmente como o Santo dos Objetos Perdidos.

Como chegar a Guararema: de Zazcar, saindo de São Paulo, você pode seguir pelas Rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra e Carvalho Pinto.

A cidade fica a aproximandamente 80km de São Paulo, próxima às cidades de Mogi das Cruzes e Jacareí, e a viagem dura cerca de uma hora e vinte minutos.

O custo estimado para ir de Zazcar (Pacote 12h + 180km rodados) é de R$ 152,00. E o combustível, como sempre, é por nossa conta!