Zazcar Zazcar Grátis na Play Store Abrir

Guia Z 10 lugares para explorar na Zona Sul

A Zona Sul é a maior região de São Paulo e guarda alguns dos lugares mais famosos da cidade, como o Parque do Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna e algumas surpresas que ninguém espera encontrar na capital, como a Reserva Ambiental Capivari-Monos. Ou seja: tem opções para todos os gostos!

Pensando nisso, listamos 10 lugares imperdíveis na Zona Sul para você conhecer e explorar.

 

Confira:

1 - Parque do Ibirapuera

O parque mais famoso de São Paulo é certamente um ponto essencial para qualquer paulistano. Nos seus 1,6 milhão de metros quadrados, abriga um lago, pistas de corrida, o Pavilhão Bienal, o Obelisco, Ginásio de Esportes, Planetário, Auditório e muito mais! Além disso tudo, o parque costuma receber diversos festivais e shows!

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04002-010

 

2 - Museu de Arte Moderna (MAM)

Também localizado no Parque do Ibirapuera, o MAM possui cerca de cinco mil obras de pintores como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Pablo Picasso. O museu conta com galerias, ateliês, biblioteca, auditório e até uma loja, onde é possível adquirir réplicas das peças do local.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04002-010

 

3 - Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil é primeiro do gênero no País e cobre um hiato de quase 400 anos de história. O local valoriza, divulga e preserva uma cultura que, desde meados do século 16, é peça-chave na construção da identidade nacional. A ideia é consagrar o museu como um centro de reflexão e documentação histórica, artística e etnológica do universo cultural negro no Brasil.

O espaço tem como proposta ser um centro cultural, abrigando manifestações artísticas nas mais diversas linguagens - cinema, fotografia, música, dança e teatro. O estabelecimento também oferece cursos, palestras e workshops.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04002-010

 

4 - Museu de Arte Contemporânea

Projetado por Oscar Niemeyer, o antigo prédio do Detran agora abriga o Museu de Arte Contemporânea da USP e fica localizado dentro do Parque Ibirapuera. Ele abriga diferentes eventos e exposições de São Paulo, sendo um dos principais pólos artísticos da cidade.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04002-010

 

5 - Centro Cultural de São Paulo

O Centro Cultural de São Paulo (CCSP) é um espaço com uma das programações culturais mais interessantes da cidade. O local reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, cursos diversos, teatro e cinema, além de uma horta comunitária.

Endereço: R. Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo - SP, 01504-000

 

6 - Cinemateca

A Cinemateca Brasileira é uma instituição responsável pela produção audiovisual do nosso país desde 1940. Em sua sede, se desenvolvem atividades que visam a difusão e a restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. Além de produção audiovisual, o acervo conta com livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04021-070

 

7 - Jardim Botânico

O Jardim Botânico é daqueles lugares que deveria ser obrigatório para todo paulistano. O contato com a natureza, a paz e o sossego são os atrativos do local - e nem parece que estamos na cidade! O espaço conta com muitas atrações, entre elas o Museu Botânico, jardins dos mais diversos tipos e locais para fazer piquenique e caminhar.

Endereço: Av. Miguel Estéfano, 3031 - Vila Água Funda, São Paulo - SP, 04301-902

 

8 - Solo Sagrado de Guarapiranga

Em uma área de quase 330 mil m² quadrados à margem da Represa de Guarapiranga está o Solo Sagrado de Guarapiranga. Construído em 1991, o local, que pertence à Igreja Messiânica, é um dos maiores parques de contemplação da natureza do Brasil. Com alamedas floridas e uma moderna instalação, o espaço é utilizado principalmente por instituições públicas, particulares e religiosas para a realização de eventos e cerimônias.

Endereço: Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 - Jardim Casa Grande, São Paulo - SP, 04870-901

 

9 - Represas

Falando em represa, as Represas Billings e Guarapiranga são ótimas sugestões de passeio para o paulistano sair da rotina naqueles dias ensolarados! Na orla da Represa Billings você encontra aluguel de pranchas de Stand Up Paddle e caiaque para navegar pelo enorme espelho d'água.

Já na Represa de Guarapiranga você se depara com diversas atividades de lazer aquático e até passeios de lancha! Outro detalhe importante sobre a Guarapiranga é que existem oficialmente 18 praias em sua orla, todas públicas e próprias para banho.

 

10 - Capivari-Monos

Em meio a tantos prédios e poluição, é difícil imaginar que florestas fechadas sejam opções de passeios, mas são! Situada no extremo sul da cidade, a Area de Proteção Ambiental Capivari-Monos reúne cachoeiras, mananciais, animais selvagens e três aldeias indígenas.

Endereço: R. Antônio Marcondes Boêta, 472-736 - Jardim Aladim, São Paulo - SP

 

Gostou das dicas?

Baixe o nosso app, selecione o seu Zazcar e bom passeio! ;)

Sobre o Guia Z

Feito para você explorar e curtir por aí, o Guia Z traz várias dicas e informações valiosas para você, sua família e seus amigos se divertirem.