Zazcar Zazcar Grátis na Play Store Abrir

Guia Z Passeios para fazer em Campinas

Localizada no interior do estado de São Paulo, Campinas é um município encantador.

Ao contrário do que muita gente pensa, tem muito o que fazer em Campinas além de shopping centers e a Lagoa do Taquaral.

Quer descobrir o que fazer na cidade?

Confira:

1 - Parque Taquaral

O Parque Portugal, mais conhecido como Parque Taquaral, Lagoa do Taquaral ou simplesmente Taquaral, em referência à vegetação nativa do lugar, é a praia dos campineiros.

Entre as atrações do parque estão a réplica da Caravela Anunciação, uma cópia fiel do navio que trouxe Pedro Álvares Cabral de Portugal para o Brasil em 1500.

Aos domingos, uma faixa de rua ao redor do Taquaral é interditada, deixando bastante espaço para andar de bicicleta, caminhar, correr ou andar de patins.

O parque possui um pequeno zoológico com algumas aves, áreas para piquenique, pedalinho e outras atrações para crianças.

Com frequência, ele recebe shows e outros eventos culturais, principalmente na sua Concha Acústica, um lugar bem legal em meio a árvores e à natureza.

 

2 - Estação Cultura de Campinas

O antigo complexo ferroviário já reuniu companhias de trem que fizeram a história do interior de SP, como a Mogiana, a Cia. Ramal Férreo Campineiro e a Sorocabana e hoje é um dos principais centro culturais de Campinas.

Além de possuir um pequeno museu, o local reúne muitos jovens aos finais de semana, que dançam e se divertem em vários eventos de cultura urbana.

Além disso, a Estação Cultura sempre é palco de eventos como shows e peças de teatro. Vale a pena ficar de olho na página do facebook deles para ver a programação de eventos.

 

3 - Sousas e Joaquim Egídio

Os dois distritos de Campinas ficam na borda de uma Área de Proteção Ambiental, são cortados por um rio importante, o Atibaia, e possuem vários trechos de mata nativa.

Há uma trilha de terra entre os dois distritos, ao lado de um pequeno rio, de cerca de 1,5 km onde não são permitidos carros e motos, sendo um ótimo lugar para caminhar, correr e andar de bicicleta com crianças.

Além dessa trilha, que fica movimentada de final de semana, existem várias trilhas com níveis d dificuldade diferente pelos arredores. Elas atraem centenas de ciclistas aos sábado e domingo, deixando os dois distritos bem movimentados.

 

4 - Estação Joaquim

Um prédio reconstruído a partir de uma antiga estação da Cia. Ramal Férreo Campineiro inaugurada em 1894. É um dos cantinhos mais bonitos de Campinas e possui diversos restaurantes e bares ao seu redor, além de uma simpática horta onde é possível comprar produtos orgânicos direto do produtor.

 

5 - Observatório e Pico das Cabras

A estação astronômica municipal abre todos aos domingos das 17h às 21h e tem várias coisas para fazer: de observar o pôr do sol (é considerado um dos melhores lugares do interior do SP para ver o pôr do sol) a museus e projetos educacionais para crianças e estudantes.

O grande destaque do observatório de Campinas é o telescópio para observação de astros e planetas. Ele é um dos maiores equipamentos do tipo disponíveis para visitantes no Brasil, uma experiência turística que todo campineiro e visitante que gosta de ciência deve conhecer.

 

6 - Estação Anhumas – Maria Fumaça Histórica

Um dos passeios mais legais para fazer com a família em Campinas, a famosa Maria Fumaça Campinas-Jaguariúna, faz dois roteiros para o interior aos sábados e domingos.

O roteiro com percurso completo (sábado: 10:10, domingo: 10h10 / 15h30) demora cerca de 3h30 na viagem de ida e volta. Nesse roteiro, o destino da Maria Fumaça é Jaguariúna, que também possui uma pequena estação de onde é possível fazer alguns outros pequenos passeios.

 

Gostou das dicas?

Baixe o nosso app, selecione o seu Zazcar e bom passeio! ;)

Sobre o Guia Z

Feito para você explorar e curtir por aí, o Guia Z traz várias dicas e informações valiosas para você, sua família e seus amigos se divertirem.